09 junho 2009

Jornalismo: Uma Profissão de Sonhos

Antes de receber o diploma, tirar a carteira do sindicato e ser considerado oficialmente um profissional de comunicação, o estudante de jornalismo é acima de tudo um verdadeiro “expert” na arte de sonhar. Um mestre ou até doutor na prática de idealizar o futuro profissional.

O estudante sonha em ser redator de um grande jornal, colunista ou crítico de algum editorial, repórter ou âncora de alguma emissora de televisão, fotógrafo da “National Geographic”. Com muita vontade e um pouco de sorte, sonha em ficar famoso, ganhar muito dinheiro, viajar o mundo inteiro, se tornar correspondente internacional ou, quem sabe, se tornar assessor de campanha política. Naturalmente, as diversas áreas disponíveis na profissão tornam os anseios acadêmicos tão abrangentes quanto a própria profissão.

Muitos estudantes de jornalismo “viajam” até ás órbitas mais distantes e destinadas para poucos. Desejam ver suas obras literárias reconhecidas nacionalmente, ou até internacionalmente. Almejam ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letras ou em ganhar o prêmio Nobel de Literatura e ser um imortal aos olhos do mundo. São tão idealistas ao ponto de querer mudar o mundo com apenas papel e caneta. O que não é, nada fácil.

Mas, tudo isso é perfeitamente normal. Porque não sonhar? Ou melhor, criar metas a serem alcançadas. Refletir sobre o nosso futuro. Afinal, é para isso que buscamos conhecimentos numa universidade. E, através desse conhecimento adquirido, tudo se torna possível.

A melhor coisa a ser feita é nunca interromper o aprendizado. Almejar ser mestre ou doutor, não só no exercício de sonhar, mas também na própria carreira jornalística. É bom anotar os pensamentos. Escrever sempre, mais e mais, diversificando o tema. Já dizia Mário Persona: “Escreva como quem prepara um manjar dos deuses. E sirva acompanhado do néctar da paixão. Diversifique seus temas, pois não há dois leitores iguais. Nem mesmo um só leitor”. Mas acima de tudo, ler muito, de tudo um pouco: jornais, revistas, best-sellers, enfim...

Por isso, depende sobretudo de todo o estudante de comunicação tornar o seu sonho realidade, buscando a cada dia munições suficientes para que não haja melhor opção do que a escolhida. Afinal, ninguém faz nada bem se não conhece bem o que quer fazer.

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