08 agosto 2008

Livros

Já passou pela tua cabeça a ENORME quantidade de livros escritos desde a invenção da escrita?? Séculos e séculos atrás?? Livros, grandes, pequenos, médios, grossos, finos... seja ele de qualquer tamanho ou grossura, é sempre um livro.

Ele é o amigo que ajuda a pensar ou a viajar sem sair do lugar, levantar os pés do chão e sonhar com um mundo melhor, onde tudo seria perfeito.

Histórinhas de encantar, quadrinhos, suspense, policiais, ficção científica, aventura, mistério entre milhões de outros estilos. Uma grande quantidade de conhecimento e sabedoria em muitas ou poucas páginas.

Quem não conhece a historinha da Cinderella ou da Bela Adormecida onde a justiça é sempre feita no final: os bons vivem felizes para sempre e os maus são castigados??

Bons tempos!!! Onde a melhor hora do dia (noite, neste caso) de qualquer criança, é a de estar no aconchego do quarto a ouvir a mãe ou o pai a contar uma historinha infantil. Aí sim, era-lhe permitido sonhar alto: imaginar em ser o prícipe ou a princesa da história, viver aventuras fantásticas e sair ileso.

Mas a criança cresce e ao crescer parece que se esquece que um dia foi criança, ao se deparar com este nosso mundo virado do avesso, de cabeça para baixo. Onde a justiça demora a dar frutos, a sociedade está-se a lixar para os males que assolam o "nosso habitat natural", o consumismo impera, assim como uma política corrupta virada para o "enchimento" dos próprios bolsos.

Das historinhas infantis só ficaram os maus da fita: a madrasta da Branca de Neve, a madrasta e as irmãs de Cinderella, o Capitão Gancho de Peter Pan e tantos outros seres malévolos que habitam essas mesmas historinhas. Seres que podem ser vistos na vida real ao virar da esquina ou simplesmente sentado em frente a uma TV... Pobre desta nossa sociedade onde sonhar tornou-se complicado, pelo simples facto de se ter medo de acordar depois e encarar a dura realidade em que se vive.

E assim vou eu, o que era para ser um texto sobre "livros que valem a pena ser lidos", passou sendo um texto de crítica sobre esta nossa "Aldeia Global", que tanto exalta os valores mas tenta esconder debaixo do tapete os podres que a conspurcam.

O jeito é lutar por uma vida melhor, dando o melhor de si mesmo para melhorar a própria vida e a dos outros, tendo assim a certeza de ter feito alguma coisa pelo mundo......

2 comentários:

Kelly Cristina disse...

É... triste mesmo não poder viver como nos livro infantis. Em um de meus textos até comento: "não somos Alices e que muito menos vivemos no país das maravilhas, como muitos pensam e como muitos querem nos fazer pensar"

É uma pena ter que todo dia lidar com essa realidade. Podemos mudar, só basta querermos, espero que não seja tarde depois! Por enquanto, continuo fazendo minha parte!

Bom texto!

Beijos!

Anónimo disse...

Hahaha! Começou tão fofinho e terminou afiado o texto, hein?! hehe
Como vi que a senhorita visitou e (uau!) comentou no meu blog, achei justo começar a fazer o mesmo. :P
Vou ler alguns textos mais pra baixo e ver se o nome do blog - picante! - faz juz ao conteúdo...
Beijoca!

Readers