03 outubro 2008

Agressividade

Todos os seres humanos trazem consigo um impulso agressivo. A agressividade é um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas. Portanto, natural. No entanto, a maneira de reagir frente à agressividade varia de sociedade e/ou cultura, pois cada uma tem as suas leis, valores, crenças, etc... Alguns comportamentos agressivos são tolerados, outros são proibidos.

O Ocidente, bastante competitivo, a agressividade é aceite e estimulada quando equivalente a iniciativa, ambição, decisão ou coragem, no entanto é impedida, reprimida e até mesmo punida quando identificada como atitudes de hostilidade, ou de sentimentos de cólera.

Ser agressivo seria qualquer acção que pretende danificar algo ou alguém. Geralmente, estes atos agressivos não são verdadeiras expressões de raiva, mas sim desvios de outros sentimentos (mágoa, insegurança, etc.) que devido ao facto de não se não saber como lidar com eles, acabam sendo expressos através de atos agressivos.

Depois de todo este texto, deste trabalho psicológico que foi colocar no "papel" em linguagem clara e simples, qual o papel da agressividade no mundo e na personalidade individual de um indivíduo, eu pergunto-me (já que estou numa fase de perguntas): Sou agressiva??

Para alguns sou, sim, agressiva, e por vezes má, digo coisas que magoam e faço coisas sem o quê nem porquê que acabam de alguma forma causando dor; para outras a minha aparência exterior é agressiva e passo uma ideia de "menina-rebelde", simplesmente por tentar fugir dos padrões sociais impostos por esta sociedade moralmente hipócrita, por pintar o cabelo de azul, por usar um figurino algo "arrapazado" e dando um ar meio de desleixo, uma tentativa de ser "yo"; para outras sou um doce, um amor de pessoa que passa, sim, uma ideia de agressividade devido á "personalidade forte e marcante". (valeu Lukas!!)

E agora eu me pergunto: será que eu "mudo" de personalidade conforme as situações e pessoas?? Isto acaba dando crédito a Stuart Hall que diz que o sujeito pós-moderno é composto por várias personalidades/identidades, que o leva a ter maior facilidade em adaptar-se a diferentes situações, identidades essas por vezes mal-resolvidas ou contraditórias... Isso mais não é do que dizer que sou pós-pós-pós-moderna!!! Mas será que isso me ajuda em alguma coisa?? -Eis a questão!-

5 comentários:

Anónimo disse...

ser agrissivo é despertar um sentimento de insatisfação diante de uma pessoa.
sou agressiva, mas as vezes. na maioria sim! :)
e nao vejo isso como defeito, muito menos como qualidade.
é normal pronto.
pessoas agressivas são sinceras.

Alexandre Grecco disse...

Bem, pessoas agressivas pra mim nem sempre são sinceras e não está restrito em sentimento para com o outro. è muito maior, agressividade é até estilo...
Mas, é assim mesmo, somos embalagens pós modernas.
BOm o texto, não mude, que aí você entrará em outro problemas pór moderno, a variação de personalidade. Bem, ou é pór moderno ou é loucura!
Mas uma pergunta:"A agressividade é um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas. Portanto, natural." Natural??? Afetividade + Agressividade? Hehehe...

Unknown disse...

odja o que bu perde, cu o que bu ganha, la vais saber se vale a pena.....Boa sorte nessa nova fase..

BJ EX NUNO

Cami's disse...

Agressividade... Não gosto de ser agressiva, muito menos receber agressão. Quem gosta ? Acredito que ninguém... Mas sou agressiva quando alguém me agride, me fere, me magoa!!! Toda ação tem uma reação !!! Posso dizer de mim, eu não gosto de receber, muito menos ser !!!
Sobre mudar !!! Não concordo que vc mude por causa de ninguém... Lhe pergunto, vc está aqui pra agradar a quem ??? Gregos e Troianos ??? Quem gosta de vc, tem que ser como vc é, e não o querem o que vc seja !!! Eu por exemplo, sou o que sou, e não me importo em agradar ninguém, e não vou mudar por causa de ninguém.... O mesmo vc !!! O mundo é miserável, as pessoas falam, mesmo não tendo motivos... As pessoas falam, sempre irão falar, vivemos numa sociedade hipócrita, com mascaras... Onde homem é bicho do homem... Então vc vai ligar pro que os outros falam ou deixam de falar ??? Logo vc ??
Isso é verdade, vc é uma pessoa doce, meiga, um ser humano apaixonante !!! hehe
Juízo !
Bju Xau
Cami

Vc não é agressiva, talvez um pouco dura, mas não agressiva... E sim o doce de ser humano!

J.A disse...

"Para alguns sou, sim, agressiva, e por vezes má, digo coisas que magoam e faço coisas sem o quê nem porquê que acabam de alguma forma causando dor; para outras a minha aparência exterior é agressiva e passo uma ideia de "menina-rebelde", simplesmente por tentar fugir dos padrões sociais impostos por esta sociedade moralmente hipócrita"...Me identifiquei com essas coisas que tu escreveu. Acho que sou um pouco assim tb. Sou assim e de vários outras formas. Estranho tentar se entender, se denominar isso ou aquilo pra mim, embora eu esteja sempre tentando fazê-lo. O pó-modernismo já está chegando no hiper, e isso me deixa mais confusa ainda diante do mundo, e de mim mesma. A agressividade? Acho que todos somos um pouco, em determinadas ciscunstâncias é até vital.

Abraço.
Jaque Amorim.

Readers